Seis dicas para manter a manutenção da sua moto em dia!

Você sabia que com alguns cuidados básicos e a manutenção regular em sua moto são formas muito importantes para prevenir futuros problemas técnicos?

Com o passar do tempo e uso, a sua motocicleta pode apresentar problemas em sua parte mecânica.

A manutenção preventiva em sua moto pode lhe trazer ótimos benefícios!

Pois bem, além de ser prática a manutenção preventiva de sua moto, com as devidas providências você pode economizar tempo e dinheiro!

Nesse artigo você irá aprender seis dicas para manter a manutenção da moto em dia, identificar problemas técnicos e usar soluções de fácil acesso.

 

Como a manutenção pode lhe ajudar a aumentar a vida útil de sua moto

Man greasing motorcycle chain, close up on hand

Muitas vezes vêm em mente que possuir uma motocicleta poderá ser algo caro por conta de sua manutenção.

Além do fato de que quando a moto apresenta algum defeito, a sua manutenção poderá demorar e assim atrasar muitos de seus compromissos.

O cuidado com a sua motocicleta requer manutenções regulares e contínuas. Dessa forma, você ficará despreocupado com acontecimentos e problemas repentinos como:

  • Acidentes no trânsito;
  • Acidentes fatais;
  • Peças pararem de funcionar totalmente;
  • Altos valores de manutenção e troca de peças.

 

Seis dicas importantes para a manutenção certa em sua motocicleta

Abaixo, citaremos para você as melhores maneiras de realizar manutenções preventivas em sua motocicleta.

1-Comece sempre verificando o nível de água na bateria. Lembre-se que nem todas as motos são modernas e que possuem baterias seladas.

Nesse sentido, para as motos que não possuem bateria selada, a colocação da água destilada tem que ser feita manualmente.

É importante lembrar que não pode ser colocada água comum. Coloque apenas água destilada fornecida em postos de combustível ou em farmácias.

2-Observe sempre os cabos de freio, embreagem e acelerador a fim de evitar acidentes e aumentar a sua segurança na moto.

A aplicação de lubrificantes fornece segurança para que os cabos não se rompam ou fiquem enferrujados e desfiados.

3-A manutenção das correntes em sua moto deve ocorrer constantemente. A corrente não deve ficar folgada e sua manutenção deve ocorrer a cada 500 km rodados e principalmente em tempos chuvosos.

4-As pastilhas de freio são muito importantes para qualquer veículo, e o seu desgaste pode representar riscos a nossa segurança.

O diagnostico vem do som causando pelos freios de forma corriqueira. Se você notar ruídos diferentes na hora que usa os freios, então está na hora de trocar as pastilhas.

5-Para o que o motor sempre esteja com uma boa manutenção, é necessário seguir os prazos do manual para efetuar a sua troca de óleo.

Normalmente o prazo para a troca de óleo é de mil quilômetros rodados. Em boa parte dos casos, o óleo do motor também ajuda a lubrificar o câmbio da moto.

6-Por fim, verifique sempre que possível o estado dos pneus de sua motocicleta. A calibragem pode ser feita a cada semana nos postos de combustíveis

E para a manutenção dos pneus serem completa, é fundamental a analise da validade dos pneus e efetuar a sua troca a cada doze mil quilômetros rodados.

Com essas medidas, a manutenção preventiva tem efeitos muito positivos na vida útil de sua motocicleta.

Efetue as manutenções de forma regular, e sempre quando tiver dúvidas, peça a ajuda de mecânicos especializados.

Portanto, a manutenção preventiva é de fato fundamental, sendo uma forma prática a fim de evitar futuros problemas mecânicos em sua moto.

Com os certos cuidados e prevenções, a sua moto poderá durar por muito mais tempo e lhe ajudando nas horas onde você mais precisa dela.

Faça mais manutenções preventivas em sua motocicleta e tenha mais resultados positivos no dia-dia.